1 de novembro de 2010

Homenagem à vovó


Geralmente, as pessoas fazem homenagens para as outras somente após a morte delas. Mas eu não quero que isso aconteça com a minha avó. Longe de mim achar que ela está próxima da mesma, mas gostaria de fazer isso enquanto há tempo.
Vovó Luiza...é assim nós a chamamos!
Mas quando ela nos pergunta, temos que dizer que nós, netos, somos "lindas(os) da vovó".
Mesmo que agora ela ache que só o Vinícius, neto mais novo (9 anos), seja seu lindo, todas nós somos também!
Luiza Botelho Louro, 84 anos de pura sabedoria e vitalidade.
Quem acha que ela está velha, está enganado. A surdez é o único sinal de que a idade chegou. Fora isso, é um "broto", como ela diz pra gente.
A minha avó cresceu em lar humilde, na roça, mas desde criança foi ensinada a buscar a Deus e seus princípios. Ela e meu avô passaram isso para minha mãe e hoje estou aqui também, conhecendo o melhor de todos os caras: Jesus.
A minha avó troca os nomes de todo mundo, os nomes de mercado, os nomes de carro, mas ela nunca esquece das coisas importantes. Ela sempre quer passar pra todo mundo tudo o que ela acha edificante. Ela estuda dia e noite a Bíblia, faz resumos, tira xerox do que ela acha legal e entrega pras pessoas.
Tá certo que, por conta de sua hitória, ela tenha opiniões bem fortes e definidas parecendo ser meio durona, mas também tem um coração de ouro e, às vezes, até mole que é capaz de dar a roupa do corpo pra ajudar qualquer um.
Foi ela quem me ensinou a comer farofa de couve, de cebola e de tanajura. Foi ela quem não me deixou comer presunto e pizzas cheias de ketchup e nem beber tanto Nescau e refrigerante. Segundo ela, tudo isso é "porrrrrrcaria" e essas "tintas" (molhos de todos os tipos) não fazem bem pra ninguém, rs.
Além de cozinhar, ela faz cachecóis maravilhosos, croché, tricô, escreve, lê, tem uma ótima memória e, por isso, gosta de contar muitas histórias. Se algum dia você vier à minha casa, arranje tempo para ouvir pelo menos uma história dela. Ela não se cansa, acredite. Uma hitória puxa mil outras.
A minha avó sempre quer o nosso bem e ver o legado que ela deixou é fascinante. Não sei se ela tem consciência disso, mas, se eu estivesse no lugar dela, teria muito orgulho da vida que ela construiu e da educação que ela deu pras suas filhas e netos.
Vamos ver até quando ela vai construir coisas importantes e eternas. Agora, vamos continuar curtindo as tagarelices da D. Luiza. Há pelo menos 20 anos, ela diz que vai morrer logo logo, mas eu acredito que ela ainda vai chegar aos 100!

2 comentários:

  1. "Foi ela quem me ensinou a comer farofa de couve, de cebola e de tanajura." Cooom certeza!
    E enquanto ela continuar falando que vai morrer, mais anos vai viver. Quer apostar quanto que ela ainda vai ver "a barba do Guinho crescer"?
    Um dos ojetivos que ela tanto quis alcançar, com certeza, alcançou, de passar a sabedoria dela junto com os melhores princípios pra nós, seus netos. Nós mesmas (e o Vinicius futuramente) reconhecemos isso, apesar de às vezes ter aquele jeito durona e sem papas na língua. Seu texto só prova isso.
    Faço das suas, as minhas palavras.

    -> Graciiinha essa foto!

    ResponderExcluir
  2. Ai, Carol!! Me deu uma saudade da minha avó Delina. Ela também conheceu a Deus muito cedo, depois minha mãe e agora eu. Deus chama umas mulheres incríveis pra propagarem seu Reino. E que bom que viemos delas!!

    Bjão

    ResponderExcluir

"...fique à vontade, tire os sapatos e não pare nas escadas"