23 de maio de 2009

Onde está o seu coração?

Durante a vida cristã, ouvimos muitas vezes sobre a palavra renúncia. “Nós temos que abandonar a nossa carne”, ou cantamos “Abro mão dos meus sonhos[...] abro mão da minha vida por Ti”. Mas da porta do templo pra fora... como é difícil aplicar isso! Ao longo da vida, diversas situações nos exigirão renúncia. Algumas, aparentemente, um pouco mais fáceis, outras bem mais difíceis.
A análise da palavra renúncia indica espírito de negação, abnegação; a da palavra abnegação indica abandono, altruísmo, desprendimento, desprezo ou sacrifício dos próprios interesses para atender ou satisfazer as necessidades alheias. Fazer a vontade de Deus é pensar e agir de acordo com a sua Palavra.


A renúncia nunca significa facilidade, mas, talvez, um dos momentos mais difíceis da vida. Mateus 6:19-21 diz: “Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês” (NTLH). Onde está o nosso coração?

Passo por um momento da vida de grande tristeza porque tive que renunciar algo muito importante pra mim. Minha primeira reação foi sentir uma angústia muito grande. Depois, hesitei e até questionei a Deus. É impressionante como Deus sempre tem resposta pra tudo. Não há como negarmos e fecharmos os olhos pra vontade Dele em nossas vidas. Às vezes, não entendemos nada, simplesmente sabemos o que temos que fazer. E quem disse que sempre temos que entender aquilo que Deus está fazendo? ("Deus marcou o tempo certo para cada coisa. Ele nos deu o desejo de entender as coisas que já aconteceram e as coisas que ainda vão acontecer, porém não nos deixa compreender completamente o que Ele faz" (Eclesiastes 3:11)). As Escrituras nos dizem que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, e, por isso, é o que nos fará felizes, por mais que momentaneamente não pareça.

Sofremos tanto pelas coisas da vida e nos esquecemos da renúncia maior que foi a que Cristo fez por nós. Ele se humilhou se tornando homem, vivendo uma vida humilde e carregando sobre si os pecados de toda a humanidade. Foi cuspido, açoitado e crucificado. Nunca suportaríamos nem metade do que Ele passou. O mínimo que podemos fazer é oferecer o nosso coração inteiramente a Ele.

Do que adianta cursarmos uma boa faculdade, termos um bom emprego, família, amigos, dinheiro e não estarmos no centro da vontade de Deus? Tudo isso é ilusão. “É como se eu estivesse correndo atrás do vento” (Eclesiates 2:11b). Muitas vezes, temos que andar no escuro, apenas sabendo que Deus está nos dando a mão e nos guiando a um lugar melhor. É horrível não enxergar nada. Nosso lado humano sempre exige uma explicação pra tudo. Porém, Deus, muitas vezes, fala em enigma conosco, ou até em silêncio. Sei que o medo de cair e de nos machucar sempre aparece, mas os nossos olhos precisam estar fixos na fidelidade do Pai: "Só eu conheço os planos que tenho pra vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança..."( Jeremias 29:11)

Um amigo meu, Thiago Pires, fez uma música, em que em um dos seus trechos diz:

"Pois feliz é aquele que padece por Teu nome
Feliz é aquele que sofre por amor a Ti
Feliz é aquele que permanece até o fim
Que completa a carreira e vive pela fé
Sou feliz"

Apesar da dor da renúncia, sou feliz por cumprir a vontade do Pai.

3 comentários:

  1. vc falou o que eu nao encontro palavras para dizer. linda! amo vc!

    ResponderExcluir
  2. Ahh amiga, fico muito feliz em ler essas palavras ... feliz por ve o Senhor trabalhando na sua vida de uma maneira tão especial. Te amo! E amo ser sua amiga!^^

    ResponderExcluir
  3. Leandro, O "NATIVO" {:-]10 de agosto de 2009 às 18:00

    onde está o nosso coração? é uma pergunta que devemos nos fazer todos os dias para não perdê-lo de vista para as facinações deste mundo.

    onde queremos que nosso coração esteja? é outra pergunta que devemos nos fazer todos os dias se quizer-mos ter um plano para a vida

    ResponderExcluir

"...fique à vontade, tire os sapatos e não pare nas escadas"